Matéria do Jornal O Tempo explica que os padrões metabólicos são formados da concepção do bebê aos 2 anos.
Estudos recentes apontam que o cuidado com o ganho de peso deve começar bem cedo, pois de acordo com a Epigenética – uma das áreas de conhecimento que estuda o tema – os mil dias que vão desde a concepção de um bebê até seu segundo aniversário são os mais importantes para determinar os padrões metabólicos de toda a vida da pessoa.
“A epigenética é a forma como os genes se expressam, como eles ficam ativados ou desativados. O que se sabe é que, durante a gestação, só o fato de a mãe ter uma dieta rica em açúcar ou em gordura já pode gerar uma alteração na epigenética do bebê, e ele pode acabar nascendo com uma tendência à obesidade por conta dos maus hábitos da mãe”, informa a endocrinologista Cintia Cercato.
A Dra. completa dizendo que durante os primeiros anos de vida a criança está desenvolvendo o paladar e, portanto, deve-se evitar oferecer alimentos industrializados, ultra processados e ricos em açúcar. “O ser humano já nasce gostando do sabor doce, mas aprende a gostar dos outros sabores de acordo com outras experiências.”, diz.
A epigenética não muda ao longo da vida, mas as pessoas podem melhorar seus hábitos durante os anos. Contudo, a melhor fase para ensinar a criança a comer direito é até os seus 2 anos.
Leia a matéria completa em:
http://www.otempo.com.br/interessa/cuidado-com-ganho-de-peso-deve-come%C3%A7ar-cedo-1.1383425