Metformina

Metformina

Sociedades Médicas saem em defesa de uma substância que aparece em 4 medicamentos, no Jornal Nacional.

O alerta da Vigilância Sanitária de São Paulo de remédios de diabetes usados para emagrecer causou reação. Sociedades Médicas saíram em defesa da metformina.

Metformina e Diabetes

A Metformina é uma das principais medicações para controlar o diabetes. A substância apareceu na lista dos 10 medicamentos que estão sendo controlados pela Vigilância Sanitária por uso indevido. Eles são indicados para o diabetes, mas estão sendo usados para outra finalidade: emagrecer.

A Vigilância Sanitária se pronunciou afirmando que a metformina não é o problema. Ela aparece na lista, pois está associada a outras medicações. Já a Sociedade Brasileira de Diabetes lembra que a metformina é usada a muito tempo com sucesso para o tratamento da doença. O Presidente, Walter Menicucci, esclarece que a substância é muito importante para quem tem diabetes tipo 2 e deve continuar a ser usada, pois é segura.

A presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Cintia Cercato, afirma que  até o momento os estudos de pacientes obesos que não tem diabetes e usam a metformina mostram que os resultados são  bons e que a medicação é segura. Porém, como todo medicamento seu uso deve ser prescrito e analisado por um médico.

Para assistir ao vídeo do Jornal Nacional acesse:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/vigilancia-sanitaria-alerta-sobre-remedios-para-diabetes-usados-para-emagrecer/3251716/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *