Endocrinologistas participam do programa Bem Estar e explicam a doença e a diferença da diabetes tipo 1 e 2.
A diabetes é uma doença que vem crescendo muito no país. Seu aumento é explicado principalmente por causa do alto número de pessoas acima do peso e obesos. Existem 2 tipos de diabetes: a diabetes tipo 1 e 2. Vamos entender as diferenças?
Diabetes tipo 1
Esse tipo de diabetes afeta cerca de 5 a 10% das pessoas com a doença. A diabetes tipo 1 geralmente surge na infância ou adolescência. Nesse caso o sistema imunológico ataca as células beta e, com isso, pouca ou nenhuma insulina é produzida. Por isso, o tratamento requer a aplicação de insulina, medicamentos, dieta balanceada e prática de atividades físicas.
Diabetes tipo 2
Já o tipo 2 afeta 90% das pessoas que possuem diabetes e é mais comum em adultos. Nesse caso, o organismo não consegue usar de forma correta a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. Esse tipo é principalmente visto em pessoas com obesidade (80% das pessoas que tem obesidades tem diabetes). Normalmente ela pode ser controlada com um planejamento alimentar e exercícios físicos, seguido de medicamentos. Em alguns casos recomenda-se o uso de insulina.
Para assistir ao vídeo completo acesse:
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/entenda-a-diferenca-entre-diabetes-tipo-1-e-2.ghtml