Obesidade infantil

A obesidade infantil é é caracterizada quando o peso corporal está acima de 15% do peso médio correspondente para a idade. É a disfunção que mais preocupa os especialistas. Estima-se que, em 2025, 11,3 milhões de crianças no país estarão com excesso de peso, caso não haja conscientização da doença.

Principais causas

A principal causa da obesidade é ambiental: alimentação inadequada e pouca atividade física. A hereditariedade pode ser um fator de risco, mas ela só se manifesta se o ambiente em que a criança vive for favorável ao excesso de peso.

Como controlar a obesidade infantil?

O aspecto comportamental é o que mais impacta no tratamento e  acompanhamento das crianças com excesso de peso. Envolve reeducação nutricional e mudanças no estilo de vida.

Vale ressaltar que, o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar, não deve fazer parte da rotina alimentar.

A prática diária de 1 hora de atividade física é uma das formas de combater a obesidade infantil.

Buscando ajuda médica

Se você tem alguma preocupação com o peso do seu filho ou filha, marque uma consulta médica. Endocrinologistas também irão considerar a história individual da criança, assim como seu crescimento e desenvolvimento.

Solicitar uma consulta

Qualquer que seja o problema de saúde específico que você está enfrentando atualmente, nós estaremos à disposição para ajudá-lo.