O diabetes, ou Diabetes Mellitus, é uma doença crônica, autoimune, caracterizada pela deficiência da produção de insulina pelo organismo. Os tipos mais conhecidos são o 1 e o 2.
Diabetes Tipo 1 (DM1)
O Diabetes Tipo 1 (DM1) é causado pela falência das células beta no pâncreas, o acomete, com mais frequência, crianças e adolescentes.
Tratamento
O uso de insulina é imprescindível no tratamento do DM1 e deve ser instituído assim que o diagnóstico for realizado.
O tratamento intensivo pode ser realizado com a aplicação de múltiplas doses de insulina com diferentes tipos de ação, com seringa, caneta ou sistema de infusão contínua de insulina.
Diabetes Tipo 2
O Diabetes tipo 2 geralmente surge por fatores genéticos. O paciente possui resistência à ação da insulina – hormônio que regula a entrada de açúcar nas células – ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal. A obesidade é um dos principais fatores desencadeantes da doença.
Estatísticas
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.
Tratamento
Controlar a dieta, praticar atividade física regular, medir diariamente os níveis de insulina no organismo, evitar bebidas alcoólicas e consumo de cigarro são os principais cuidados para o controle da doença. Vale ressaltar que o especialista deve ser consultado para indicação dos medicamentos eficazes para tratar controlar o diabetes.