Tireoide
A tireoide é uma glândula que fica na região anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (popularmente chamada de gogó). Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.
Alterações na tireoide
O mau funcionamento dessa glândula pode trazer o surgimento de nódulos e causar o hipertireoidismo (hormônios em excesso) ou hipotireoidismo (quantidade insuficiente de hormônios).
Hipertireoidismo
O funcionamento do organismo passa a agir mais rápido: o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, começa a falar demais e gesticula muito.
Sintomas frequentes:
– Sono curto;
– Excesso de energia, porém muito cansaço;
– Agitação
Hipotireodismo
O organismo começa a funcionar de forma mais lenta: o coração bate mais devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar comprometido.
Sintomas frequentes:
– Diminuição da capacidade de memória;
– Cansaço excessivo;
– Dores musculares e articulares;
– Sonolência;
– Pele seca;
– Ganho de peso;
– Aumento nos níveis de colesterol no sangue;
– Sinais de depressão
Nódulos da tireoide
O aparecimento dos nódulos é comum em 60% da população brasileira. Porém, na maioria dos casos são benignos. Reconhecer o aparecimento desses nódulos e identificar se são benignos ou malignos é de fundamental importância.
Prevenção
Uma das formas de investigar previamente o surgimento de nódulos é o autoexame. Veja como fazê-lo: https://www.endocrino.org.br/auto-exame-de-tireoide/
Vale ressaltar que os exames devem ser feitos regularmente e, diante de quaisquer alterações, o médico endocrinologista deve ser consultado.
O diagnóstico precoce pode salvar vidas!